Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
É muito bom receber o carinho da turma, neste caso de licenciatura, agora que o semestre termina. Este ano está a ser particularmente esgotante em termos de volume de trabalho, mas esses momentos dão energia para continuar. Fazia muito tempo que não vivenciava algo assim. A turma decidiu organizar um pequeno convívio hoje no final da aula. Orgulhosamente, não quiserem o meu apoio, pois tudo um preço. Paraibano é mais orgulhoso que potiguar (ou norte-rio-grandense).
Ao longo dos anos aprendemos a fazer chegar os conteúdos aos alunos da melhor, sendo que não é nada premeditado, depende da qualidade da turma, das dinâmicas geradas e do contexto. Exceto um caso complicado que me ultrapassa, a turma em causa sempre deu a melhor resposta aos meus desafios e eu não parei de a desafiar. O facto de serem turmas pequenas também faz toda a diferença. Procurei também diversificar a avaliação. Evito sempre testes ou exames em disciplinas de teoria sociológica, servem para reprovar e não necessariamente para consolidar saberes. Na prática teve momentos semelhantes a testes, mas com outras dinâmicas. Tal como teve actividades coletivas e individuais. Uma vez que o semestre é dividido em duas unidades não faltam momentos avaliativos.
Tenho o caso complicado para resolver e atribuir as notas finais. Antes disso terei pelo menos 600kms para percorrer X2, para participar num congresso. Na verdade a minha agenda rebenta de afazeres. É certo que na licenciatura somente tenho essas 4 horas por semana, mas tenho ainda dois programas de pós-graduação nos quais dou uma disciplina. E um outro programa no qual partilho outra disciplina com dois colegas, no qual teremos uma tarde dr encerramento para a semana, dessa vez online, em Setembro fui ao local, 400kms para cada lado, felizmente com motorista da universidade.
Podem até me achar louco por trabalhar tanto e por ter feito o percurso inverso, vim para o Brasil e os brasileiros vão para Portugal. Digam o que disserem eu gosto. Mas claro que "sai do corpo". E não são apenas as aulas, este ano também somo vários textos publicados em actas de congressos e artigos em revistas. Está também para sair um livro que co-organizo e no qual também escrevo. E outras coisas mais, veremos. Por agora quero que o ano termine e, vamos ver, quero visitar a família.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.